Sim o chocolate faz bem à saúde, os médicos aprovam, mas tem que saber saborear, um tablete ou 30 gramas diários já são suficientes. O melhor horário é no período da manhã e no finalzinho da tarde quando ocorre o pico do hormônio do estresse, o cortisol. Vamos lá comemorar os benefícios e comer sem culpa:
- COMBATE O MAU HUMOR
Só com aquele cheirinho de chocolate no ar já traz sensações benéficas para o nosso corpo ainda mais saboreá-lo. O chocolate contém a substância química feniletilamina, igualmente produzida pelo cérebro quando estamos apaixonados, estimulando o prazer. Também possui o magnésio, mineral que age como regulador do humor, equilibrando os níveis dos neurotransmissores serotonina
e dopamina, envolvidos no bem-estar.
- FAVORECE O EMAGRECIMENTO
O chocolate tem a propriedade de aumentar a saciedade promovendo assim a perda de peso. Em um estudo cientifico onde os participantes consumiram um tablete amargo pela manha, fez com que com o passar das horas sentissem menos fome e ingerissem menos calorias ao longo do dia. Não se sabem bem o mecanismo para tal sensação, mas suspeita-se que as substancias presentes no chocolate a feniletilamina e aciletanolaminas teriam ação similar a das anfetaminas.
- REDUZ A PRESSÃO ARTERIAL
O chocolate tem ação vasodilatadora e há evidencias que os flavonoides, presentes no chocolate, aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos por incentivarem a produção de um gás presente na circulação, o óxido nítrico, que relaxa as paredes dos vasos facilitando o fluxo sanguíneo, diminuindo assim a pressão arterial. Basta um pequeno quadradinho por dia para baixar a pressão sanguínea.
- MANTÉM O CORAÇÃO FORTE
Os problemas cardíacos podem atingir pessoas de qualquer idade e, cada vez mais, aparecem na faixa dos 30 anos. Mas, se consumido moderadamente, o chocolate pode retardar danos no sistema cardiovascular. As substâncias do chocolate, além de promoverem dilatação dos vasos sanguíneos, reduzem a inflamação causada pelos radicais livres, que podem financiar problemas cardíacos. O consumo regular foi associado a uma queda de 37% nas doenças cardiovasculares e de 29% nos derrames.
- FORTALECE AS DEFESAS DO CORPO
- MELHORA A RECUPERAÇÃO APÓS O TREINO
Beber chocolate após uma sessão de atividade física ajuda na recuperação muscular e ajudar a se preparar para o próximo treino. O dado é de uma pesquisa que acompanhou corredores e avaliou proteínas musculares envolvidas na síntese do tecido. Aqueles que ingeriram a bebida tiveram um aumento nos marcadores que sinalizam a presença dessas substâncias, sugerindo que neles a atividade de reconstrução muscular era maior.
· MELHORA O RACIOCÍNIO
A cafeína presente no chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral. Após acompanhar dois grupos na solução de equações, especialistas notaram maior agilidade e número de acertos entre as pessoas que consumiram 500mg de flavonoides, substâncias encontradas no chocolate amargo e meio amargo.
· ANTIENVELHECIMENTO
Por ser rico em antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, quando elevados, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento. É por isso que o doce também é usado em cosméticos com efeito regenerador, antirrugas e antienvelhecimento.
Por ser rico em antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, quando elevados, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento. É por isso que o doce também é usado em cosméticos com efeito regenerador, antirrugas e antienvelhecimento.
Enfim vou aproveitar bem todos estes benefícios com vontade, porque sou Brasiliense e nós, de Brasília, somos os maiores consumidores de chocolate do Brasil. Vamos lá galera, Páscoa e chocolate é tudo de bom!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário