Topo

De tudo um pouco

domingo, 29 de maio de 2011

ANVISA LIBERA VACINA CONTRA O HPV PARA HOMENS

                                                                         Foi liberada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a vacinação entre homens de 9 a 26 anos contra o Papilomavírus Humano (HPV), vacina que antes era indicada somente a mulheres, desta mesma idade, já que o HPV é o principal responsável por aproximadamente 99,7% dos casos de câncer do colo do útero. 
O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum, podendo provocar em mulheres verrugas vaginais, coceira, corrimento e se não diagnosticada a tempo pode chegar ao desenvolvimento do câncer do colo uterino. Em homens por ainda existirem muitos que se opõem em fazer exames preventivos o diagnóstico médico pode ser bem preocupante por se depararem já na primeira consulta com lesões em estágios avançados como lesões pré-cancerosas genitais, câncer peniano, câncer anal entre outros.
Portanto "se você foi em algum momento da sua vida sexualmente irresponsável", você pode até pensar que esta livre da doença por nunca ter se deparado com aquelas imagens horrendas das paginas dos livros de DST´s (doenças sexualmente transmissíveis), de órgãos deformados por verrugas como na figura, mas saiba que é estimado que 50% da população sexualmente ativa já teve o contato com o vírus e que por ser uma doença silenciosa pode demorar anos para que os seus sintomas se manifestem.
Saiba que até com o uso da camisinha o contato com o vírus pode acontecer em regiões que não recebem a proteção da camisinha como no saco escrotal, ai que o ideal é conhecer bem o "histórico sexual" do seu parceiro antes de se envolver mais intimamente e a partir de agora indicar e propagar a nova vacina que vai proteger uma grande maioria que esta iniciando as atividades sexuais cada dia mais cedo.

Maaaas infelizmente apesar da liberação da vacina ela não estará disponível no SUS (sistema único de saúde). Para se imunizar é preciso procura clínicas privadas e o custo da aplicação é relativamente alto.
Enfim meu trabalho de monografia foi a respeito desta importância da implementação da vacina contra o HPV no SUS e em minhas pesquisas eu pude perceber a alta prevalência da doença e por ser uma doença silenciosa pode acarretar em muitas mortes. Por que então o governo ao invés de gastar com medidas curativas não se preocupa em atuar com medidas de prevenção. A vacinação é uma ótima medida de erradicação desta doença imunizando homens e mulheres no inicio da atividade sexual, que nunca tiveram o contato com o vírus, impedindo assim a propagação da doença. Outro ponto delicado que eu levantei nas minhas pesquisas foi o grande desconhecimento da doença por parte de alguns profissionais de saúde da rede pública que tinham a obrigação de repassar o grande risco que pessoas estão correndo por não procurarem fazer exames preventivos. Vamos lá galera da saúde, vamos vestir a camisa em busca de melhorias da saúde da população. Investir em conhecimento nunca fez e nunca fará mal a ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário