Topo

De tudo um pouco

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: CELULAR PODE PROVOCAR CÂNCER CEREBRAL. OU NÃO?

Qual o risco que a radiação eletromagnética emitida pelos celulares traz à saúde? 
Bom, essa questão levou 20 anos de estudos, foi concluída, mas os dados são imprecisos.

Este estudo, realizado pela OMS foi o maior já realizado sobre o assunto, avaliando 14 mil pessoas em 13 países por um período de 10 anos.

No estudo houve a presença do risco de câncer, nas pessoas que usavam o aparelho diariamente por cerca de 30 minutos, só que os pesquisadores não conseguiram comprovar, como 1 + 1= 2, que o uso do celular foi o fator determinante para os acometimentos. Existem fatores, como os ambientais que podem ter interferido nos resultados.

A conclusão divulgada é que o aparelho celular pode aumentar a incidência de certos tipos de câncer cerebral, devendo receber a classificação de “possivelmente cancerígeno”. Sendo considerado tão grave quanto o cigarro, gasolina, chumbo...

O ABuso do celular é de 20 anos pra cá e os cientistas já estão no QUASE... a próxima noticia pode ser a comprovação que o uso do celular provoca o câncer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) isso pode ocorrer em um futuro bem próximo ou não. Porém as respostas só deverem ser conclusivas em 20 anos, no próximo estudo em que eles pretendem testar 350 mil usuários de celular.

Já que a suspeita está no ar, o ideal é ir logo prevenindo. Eu acredito que a noticia divulgada é sim alarmante. Todo o assunto envolve muito dinheiro, muitas empresas, e ai que pode haver a pressão delas para que as notícias sejam repassadas aos poucos, com muita cautela para que a população não se assuste e abandone de vez os aparelhos. Muitas entidades preocupadas já estão pressionando o governo para que realizem mais pesquisas. Uma destas é em crianças onde o impacto pode ser bem maior, pois os pequenos apresentam crânios menores e mais frágeis e a sua divisão celular é bem mais rápida.

Os pesquisadores falam que a radiação dos celulares é semelhante à de um forno de micro-ondas em baixa potencia agindo cozinhando o cérebro. O local em que o celular é apoiado é onde situa a memória no cérebro humano, no lobo temporal. Muitos aparelhos já estão vindo com a recomendação de usar a uma certa distancia do corpo, ou adotar os fones de ouvido. É certo que os fabricantes irão demorar muito até admitir o perigo, será como o cigarro, nunca de fato considerado perigoso, nunca proibido, mas o câncer ta ai comprovado.

E ai será que vamos chegar até os próximos 20 anos pra saber?

Nenhum comentário:

Postar um comentário